Publicação sobre prevenção aos riscos de acidentes no trabalho alerta profissionais de odontologia

28/08/2015 – Como parte das atividades de abertura do 4º Congresso Sul-Brasileiro de Saúde Bucal, promovido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO-MS), foi realizado na manhã de ontem, 27 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, o lançamento do folder “Informações importantes que todo profissional de odontologia deve saber”.

A publicação foi elaborada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com o CRO-MS com o objetivo de levar informações importantes para prevenção de doenças e acidentes nesse segmento. A procuradora do trabalho Simone Rezende, titular em Mato Grosso do Sul da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), fez o lançamento da publicação e enfatizou a importância da prevenção e da conscientização dos profissionais de saúde bucal. “A prevenção é a melhor forma de se evitar acidentes”, declarou.

Simone também apresentou dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, do Ministério da Previdência, que entre 2010 e 2012 apontavam as atividades médico hospitalares como o primeiro lugar do ranking de acidentes de trabalho no país com 155.270 registros de acidentes nesses três anos. Em 2013, o Brasil somou mais 56.854 acidentes no setor. Em Mato Grosso do Sul, a saúde ocupa o segundo lugar com 2.111 acidentes registrados de 2010 a 2012, atrás do abate de bovinos. Somente em 2013, foram 850 casos.

Procuradora Simone Rezende no evento de lançamento da cartilha
Procuradora Simone Rezende no evento de lançamento da cartilha

Procedimentos seguros
O folder foi elaborado por analistas periciais do Ministério Público do Trabalho com colaboração do Conselho Regional de Odontologia. De forma simplificada, a publicação apresenta informações para a rotina de dentistas e auxiliares quanto aos procedimentos recomendados de biossegurança. As informações abordam o uso de equipamentos de proteção individual, vestimentas de trabalho e procedimentos seguros para manuseio dos instrumentais e descarte de materiais, entre outros aspectos.

A publicação também alerta para a obrigatoriedade do registro no Conselho Federal e da inscrição no Conselho Regional para os auxiliares e técnicos de saúde bucal, que tiveram sua atividade regulamentada pela Lei Federal nº 11.889/2008. Acesse aqui o folder.


Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3034/3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Tags: saúde e segurança

Imprimir