Procuradora visita instalações do Instituto de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos em Campo Grande

28/08/2015 – Em visita institucional, a procuradora do trabalho Simone Rezende conheceu as instalações do Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos, unidade de Campo Grande do Hospital do Câncer de Barretos. O Instituto localiza-se no bairro Aero Rancho e atende mulheres na faixa etária de 25 a 69 anos no programa de rastreamento. O objetivo do atendimento da unidade é a prevenção.

A procuradora, acompanhada da diretora clínica Adriane Bovo, percorreu as instalações para conhecer como é o atendimento de prevenção ofertado às mulheres em Campo Grande, para possível destinação de verba oriunda de condenação ou acordo judicial.

O Instituto de Prevenção ganhou o nome do pecuarista que investiu na construção das instalações de 2,6 mil m² de área. Atualmente, o atendimento é realizado por 50 profissionais, dentre os quais, cinco médicos, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, assim como no Hospital do Câncer de Barretos. Segundo informações da diretora clínica do Instituto, Adriane Bovo, desde a inauguração, a instituição se mantém às custas de doações e de leilões, pois ainda não foram firmados convênios com o Estado e o município.

Prevenção
Em Campo Grande, a unidade conta com consultórios, salas equipadas com mamógrafos, aparelhos de ultrassom, centro cirúrgico etc, todos de última geração. Além do hospital, o atendimento também chega à população dos bairros da Capital por meio de uma carreta adaptada para realizar mamografias e coletas de Papanicolau. O cronograma de atendimentos da carreta é definido de acordo com os agendamentos nas Unidades Básicas de Saúde localizadas nos bairros. Um mês antes é feita a divulgação nos bairros para avisar a população interessada em fazer a prevenção. Adriane enfatiza que é necessário o agendamento porque a mamografia é digital.



Segundo a diretora clínica, o foco da unidade é o diagnóstico e prevenção e pequenas intervenções. As mulheres são atendidas no programa de rastreamento de acordo com a idade, estabelecida conforme as faixas etárias de maior risco. Adriane enfatiza que essa metodologia de rastreamento segue o protocolo de rastreamento da Holanda. Para o exame de mamografia, a prioridade é atender mulheres de 40 a 69 anos e no caso do Papanicolaou, mulheres de 25 a 69 anos. No processo de diagnóstico, as pacientes também recebem acompanhamento psicossocial e encaminhamento para o tratamento nos casos de laudo positivo.

Atendimentos
Desde o início das atividades em Campo Grande, em março de 2014, até julho de 2015, segundo informações do Instituto, a unidade já realizou 59.363 atendimentos de mulheres, incluindo exames, consultas, procedimentos diagnósticos como biópsias e pequenas cirurgias em colo de útero e mama. Em 2014 foram 34.988 atendimentos e em 2015, 24.375. Neste mesmo período de funcionamento, foram diagnosticados 217 casos de câncer de mama, 80% dos diagnósticos em estágios iniciais, o que possibilita tratamentos mais simples que causam menos sequelas físicas e emocionais às pacientes, com alta taxa de cura e baixo custo ao sistema de saúde.

Para garantir a qualidade do atendimento, o Instituto passa por auditorias e controle interno e externo, de Barretos e também da Holanda, o que inclui capacitações dos técnicos e médicos. Há intercâmbios e treinamento para aperfeiçoamento do atendimento realizado. Segundo a médica Lígia Mazi, que realiza o diagnóstico do câncer de mama, juntamente com a médica Ruth Bonini, o hospital oferece o que nenhum outro, nem mesmo da rede particular, possui, que permite, já no diagnóstico, saber qual o melhor tratamento para cada caso.

A médica Lígia Mazi explica como são feitos os exames para rastreamento do câncer de mama
A médica Lígia Mazi explica como são feitos os exames para rastreamento do câncer de mama

Adriane Bovo destaca que o sistema de atendimento é “portas abertas”, basta que a paciente tenha o cartão do SUS para realizar os exames preventivos. Além disso, para as pacientes já atendidas é feita a “busca ativa”, quando por algum motivo ela não comparece às consultas e exames e também ao se completar o período de um ano, quando é hora de retornar para os exames de rotina para prevenção.

O Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos localiza-se na avenida Thirson de Almeida, 3115, no bairro Aero Rancho. O telefone para agendamento de exames é (67) 3304-6600.


Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3034/3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Tags: saúde e segurança

Imprimir