Projetos MPT-MS

 

MPT na Escola 2022
MPT na Escola 2022

Apresentação


O MPT na Escola é a versão nacional de uma iniciativa que teve início no Ceará em 2008, o Peteca, e graças à adesão das secretarias de educação, está presente desde 2012 nos municípios de Mato Grosso do Sul. A iniciativa já mobilizou mais de 350 mil estudantes e outros 23 mil profissionais de ensino em todo o país.

O projeto tem como objetivo central levar o ECA para o ambiente das salas de aula e, já na primeira infância, conscientizar meninos e meninas sobre o trabalho infantil. Para isso, o MPT conta com o apoio primordial de toda a comunidade escolar, com foco nos professores e nas professoras, que são os grandes agentes da promoção e sensibilização dos alunos e alunas.

A instituição promove a capacitação periódica de toda a equipe da instituição de ensino participante do projeto, como técnicos das secretarias, diretores, coordenadores e docentes, além de fornecer kits e materiais pedagógicos que norteiam e viabilizam a inserção do MPT na Escola na rotina pedagógica.

O projeto é desenvolvido em cinco etapas:

1. Capacitação de um técnico da secretaria de Educação, que vai atuar como coordenador daquele local. Essa fase, conduzida pelos procuradores do Trabalho da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), é marcada por palestras, exibição de vídeos, dinâmicas e debates sobre o conceito de trabalho infantil, os mitos e as concepções equivocadas sobre o assunto e as consequências dessa prática no futuro das crianças.

2. Capacitação dos coordenadores pedagógicos dos estabelecimentos de ensino participantes.

3. Capacitação dos docentes dos estabelecimentos de ensino participantes, que irão abordar em sala de aula, diretamente com os alunos, os temas propostos.

4. Designação dos temas a serem abordados em sala de aula pelos professores, sempre relacionados à temática do combate ao trabalho infantil e a inserção legal do adolescente no mercado de trabalho.

5. Incentivo, pelo corpo docente, dos alunos a alunas à elaboração de trabalhos que permitam uma avaliação dos resultados da ação.

Para coroar todo esse processo e reconhecer o empenho de alunos e professores, é realizado o Prêmio MPT na Escola, que seleciona os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil (leia mais sobre a premiação abaixo).

Ficha de Inscrição - Adesão ao Projeto MPT na Escola

Apresentação MPT sobre Trabalho Infantil

 

 Kits MPT na Escola

Nos links abaixo você acessa todo o material* de orientação do MPT na Escola, apresentações das oficinas de capacitação dos agentes de mobilizadores da comunidade escolar, kits pedagógicos, entre outros:

(*) Permitida a reprodução e impressão do material, desde que não haja nenhuma modificação em seu conteúdo original.

Oficinas de Capacitação Pedagógica:

Oficina de Capacitação - Aprendizagem

Oficina de Capacitação - Trabalho Infantil

Kits Pedagógicos Temáticos:

Aprendizagem Profissional

Aprendizagem
Aprendizagem

MPT na Escola: Aprendizagem Profissional - Caderno de Orientações Pedagógicas

MPT na Escola: Aprendizagem Profissional - MPT em Quadrinhos

MPT na Escola: Aprendizagem Profissional - Kit Educacional

MPT na Escola: Aprendizagem Profissional – Pôster

Reciclagem

Reciclagem
Reciclagem

MPT na Escola: Reciclagem - Caderno de Orientações Pedagógicas

MPT na Escola: Reciclagem - MPT em Quadrinhos

MPT na Escola: Reciclagem - Jogo de Tabuleiro

MPT na Escola: Reciclagem – Pôster

Trabalho Infantil

Trabalho Infantil
Trabalho Infantil

MPT na Escola: Trabalho Infantil - Caderno de Orientações Pedagógicas

MPT na Escola: Trabalho Infantil - Kit Educacional

MPT na Escola: Trabalho Infantil - Cartilha do aluno

MPT na Escola: Trabalho Infantil - MPT em Quadrinhos

MPT na Escola: Trabalho Infantil - Jogo de Tabuleiro

MPT na Escola: Trabalho Infantil - Pôster

Cartilha Ecoar - MPT Peteca

 

Prêmio MPT na Escola

Prêmio MPT na Escola
Prêmio MPT na Escola

O prêmio MPT na Escola é a culminância do projeto e integra a iniciativa Resgate a Infância, promovido pelo Ministério Público do Trabalho em vários estados do país. O objetivo é reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Ao final das etapas, são premiados os trabalhos produzidos pelos estudantes durante o projeto nas categorias conto, desenho, poesia, música e curta-metragem.

Às instituições de ensino que se inscreveram ou desejam se inscrever no prêmio, acessem aqui os principais documentos e materiais de orientação:

Cronograma do Prêmio MPT na Escola 2022

Regulamento Nacional

Edital de Retificação do Regulamento Nacional

Ficha de Inscrição - Adesão ao Projeto MPT na Escola

 

 

Imprimir