Procuradores do MPT-MS recebem hoje honraria em comemoração aos 120 anos de Campo Grande

Hiran Meneghelli Filho e Simone Rezende se juntam a outras personalidades que sobressaíram pelas contribuições em prol do desenvolvimento da cidade

21/08/2019 - Em sessão solene na noite desta quarta-feira (21), os vereadores da Câmara Municipal comemoram o aniversário de 120 anos de Campo Grande com homenagens a 87 personalidades que tiveram reconhecidos os relevantes serviços prestados à sociedade local, colaborando com o desenvolvimento da cidade. Entre os agraciados, estão os procuradores do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul Hiran Sebastião Meneghelli Filho e Simone Beatriz Assis de Rezende, que receberão o Título de Cidadão Campo-grandense.  

Outras honrarias também serão concedidas durante a cerimônia, como Títulos de Cidadão Benemérito e Medalhas do Mérito Legislativo. O evento tem início às 19h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Homenageados

Hiran Sebastião Meneghelli Filho nasceu em Guararapes, no interior de São Paulo, mas atua como procurador na sede do Ministério Público do Trabalho, em Campo Grande, desde outubro de 2009. Antes, foi lotado nos estados do Piauí e Tocantins. Bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e em Engenharia Agronômica, pela Universidade de São Paulo, Hiran Meneghelli Filho é um ativista na defesa dos direitos sociais dos trabalhadores e da entrega de benefícios à comunidade lesada por ilícitos cometidos por maus empregadores.

Como exemplo dessa função compensatória, ele cita a inauguração da sede própria da Associação de Pais e Amigos do Autista (Ama) de Campo Grande, em abril de 2016. Para a compra do terreno e construção do edifício, a entidade recebeu cerca de R$ 900 mil resultantes de condenações por dano moral coletivo em ações movidas pelo Ministério Público do Trabalho e de termos de ajustamento de conduta firmados com empresas locais.

A indicação do procurador Hiran Meneghelli Filho ao Título de Cidadão Campo-grandense foi feita pelo vereador Hederson Fritz (PSD).

Já Simone Beatriz Assis de Rezende nasceu em Curitiba, Paraná, e atua desde 1999 como procuradora do Trabalho em Mato Grosso do Sul. É doutora em Desenvolvimento Local, pela Universidade Católica Dom Bosco, com a tese Aprendizagem Profissional para Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa com Restrição de Liberdade: Desenvolvimento Humano e Reintegração Social.  

Há mais de dois anos, Simone Rezende coordena a implementação do projeto Medida de Aprendizagem em Unidades Educacionais de Internação do estado. A iniciativa é pioneira em Mato Grosso do Sul e oportuniza o acesso de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas com restrição de liberdade a um curso profissionalizante. A contratação desses adolescentes é feita por empresas pendentes do cumprimento da Lei da Aprendizagem, que ficam responsáveis pelo registro do contrato em Carteira de Trabalho e Previdência Social, pagamento de salário mínimo hora, férias, gratificação natalina e recolhimentos previdenciários e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

O projeto atende também outros adolescentes em risco social, que são recebidos por órgãos públicos para desenvolver a formação prática. Essa alternativa se aplica aos casos em que a empresa com cota a ser preenchida tem dificuldade para alocar aprendizes em razão da natureza de suas atividades – perigosas, noturnas ou insalubres – ou das limitações dos espaços de trabalho.

A indicação da procuradora Simone Rezende ao Título de Cidadã Campo-grandense foi feita pelo vereador Junior Longo (PSB), autor da Lei nº 6.135/18, que trata da reinserção social do adolescente que esteja cumprindo ou tenha cumprido medida socioeducativa, sendo assegurado a ele preferência na matrícula em escolas técnicas e em outros cursos profissionalizantes.

Exposição

Ainda como forma de comemorar o aniversário de Campo Grande, haverá, durante a solenidade, uma exposição fotográfica que mostra paisagens e pontos turísticos da cidade. As imagens são de 16 fotógrafos que atuam em diferentes veículos de comunicação ou assessorias de imprensa da capital.

Eles também gravaram vídeos com a equipe de Comunicação Social da Casa de Leis, relatando experiências com a fotografia, a vivência em Campo Grande e a história da foto escolhida para representar a Cidade Morena, eternizando momentos e locais que servem como arquivo histórico e divulgação da cidade.   

Fontes: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul e Câmara Municipal de Campo Grande
Informações: (67) 3358-3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS | instagram: @MPT_MS

Tags: MPT-MS

Imprimir