MPT lança nesta quinta-feira (25) Observatório da Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Ferramenta cruza dados públicos e permite planejamento de políticas de prevenção e erradicação do trabalho infantil

Brasília, 24/07/2019 - O Ministério Público do Trabalho apresentará, nesta quinta-feira (25), o Observatório da Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, ferramenta digital que cruza dados públicos sobre o trabalho em idade precoce. O evento será realizado na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília, a partir das 14h, sendo transmitido ao vivo pelo canal da instituição no youtube.

Entre as informações que serão disponibilizadas estão: a quantidade de crianças e adolescentes que trabalham em atividades agropecuárias, os números de acidentes de trabalho envolvendo essa parcela da população, os principais agentes causadores de acidentes e atividades econômicas que mais registram ocorrências com crianças e adolescentes até 17 anos.

A exemplo do que já ocorre em relação aos observatórios do trabalho escravo e o de saúde e segurança do trabalho, também desenvolvidos em cooperação entre o MPT e a Organização Internacional do Trabalho, esta nova ferramenta permitirá o mapeamento de ocorrência do trabalho infantil por setor, área geográfica, faixa etária, entre outras variáveis.

Os dados do novo Observatório vêm de repositórios públicos e oficiais integrantes do Sistema Estatístico Nacional e abarcam informações de pesquisas e levantamentos censitários do IBGE e das áreas da Educação, Saúde, Trabalho e Previdência Social, Justiça, e Assistência e Desenvolvimento Social.
 
Serviço

Lançamento do Observatório da Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil
Quando: 25 de julho
Hora: a partir das 14h
Local: Auditório do segundo andar da Procuradoria Geral do Trabalho (SAUN Quadra 5, Lote C, Torre A – Brasília/DF)

Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho
Informações: (61) 3314-8500
www.mpt.mp.br

Tags: trabalho infantil, Ministério Público do Trabalho, irregularidade, criança, adolescente

Imprimir