Dourados inaugura Poupatempo, espaço que reúne em único endereço vários serviços públicos

Equipamentos de informática entregues pelo MPT irão otimizar emissão de carteira de trabalho
 
15/07/2019 - O Município de Dourados, distante 225 quilômetros da capital Campo Grande, estreou nesta segunda-feira (15) o Poupatempo, um projeto que busca agilizar o número de atendimentos em serviços públicos básicos e essenciais.

No local, o cidadão contará com atividades da Agência Municipal de Habitação, responsável pelo cadastro de pessoas para participar de sorteios dos loteamentos sociais e de programas federais da casa própria. A Caixa Econômica Federal prestará atendimento como correspondente bancário e a Defensoria Pública com assistência a hipossuficientes.

Já o Detran oferecerá serviços relacionados à documentação de veículos e a Energisa terá um totem de autoatendimento sem recebimento bancário. Também são parceiros o Procon, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (emissão de carteira de trabalho) e a Secretaria Municipal de Fazenda (questões ligadas ao Imposto Predial e Territorial Urbano).

No ano passado, o Ministério Público do Trabalho procedeu à entrega de diversos equipamentos de informática para melhor estruturar a unidade da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Dourados e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Em relação a esta última, os itens somaram em torno de R$ 46 mil e foram adquiridos com recursos oriundos de processos trabalhistas.

Entre os instrumentos constantes da lista de doações à Secretaria Municipal, estão mesa digitalizadora, câmera de vídeo com microfone embutido, leitor biométrico digiscan e estabilizadores. Agora, eles serão utilizados em postos de atendimento do Poupatempo.

“Essa destinação objetivou dar efetividade ao convênio firmado entre o Município e a Superintendência Regional do Trabalho, cuja finalidade é atender os trabalhadores de Dourados e região no acesso à emissão da carteira de trabalho, importante documento de cidadania e de promoção social. Com essa iniciativa, pretendemos ainda desafogar o atendimento hoje concentrado na Gerência Regional do Trabalho”, esclareceu o procurador do MPT-MS Jeferson Pereira, presente à cerimônia de inauguração do Poupatempo, no antigo Centro Social Urbano – Rua Salviano Pedroso, 1050, Jardim Água Boa –.        

O Poupatempo tem como público-alvo cidadãos de Dourados e dos municípios que compõem a Grande Dourados. A meta de atendimento, somados todos os parceiros, é de três mil pessoas ao mês.

A primeira versão do espaço foi criada em 1996, pelo então governador do Estado de São Paulo Mário Covas.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS | instagram: @MPT_MS

Imprimir