Na Semana da Mulher, procuradora do Trabalho palestra sobre assédio moral e sexual

Reflexos na saúde mental e produtividade das vítimas foram destaques

09/03/2017 - Como parte da programação especial na Semana da Mulher, organizada pela Câmara Municipal de Dourados, foi realizada nesta quinta-feira, 9 de março, palestra sobre “Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho”.

O tema, abordado pela procuradora do Trabalho Cândice Gabriela Arosio e pela delegada Paula Ribeiro dos Santos Oruê, foi escolhido porque ainda representa uma realidade vivenciada por várias mulheres, mesmo diante de tantas conquistas. "Muitas já sofreram ou sofrem esse tipo de agressão e por medo, vergonha ou necessidade de permanecer no emprego preferem o silêncio e não denunciam seus agressores", disse a presidente da Casa, Daniela Hall (PSD).

Ao abordar o assunto, a procuradora Cândice Arosio destacou os reflexos diretos produzidos na saúde mental e produtividade das trabalhadoras vítimas de assédio. Já a delegada Paula Oruê discorreu sobre os aspectos criminais que envolvem este tipo de comportamento, que gera graves violações dos direitos humanos.  

A agressão moral é caracterizada por atitudes sem ética nas relações de trabalho, que expõem funcionárias em situações vexatórias e humilhantes durante o exercício de sua função. Por sua vez, a violência sexual é qualificada por uma conduta que constrange a mulher por meio de insinuações com o objetivo de obter alguma relação mais íntima.

Além do assédio moral e sexual, há outras qualificações de violência contra a mulher, como a psicológica, que causa dano emocional e diminuição de autoestima, e a violência patrimonial, em que ocorre retenção, subtração, destruição parcial ou total de objetos pertencentes à mulher. "Essa data serve como lembrança de que a busca por mais igualdade e respeito continuará até que todas as mulheres se sintam valorizadas e tranquilas com suas escolhas", finalizou Daniela Hall.

As atividades ocorrem no Plenarinho da Câmara e serão encerradas nesta sexta-feira, com uma palestra sobre alimentação saudável.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul com informações da Câmara de Dourados
Informações: (67) 3358-3034/3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Tags: direito, Ministério Público do Trabalho, Mulher

Imprimir