Em Ponta Porã, MPT na Escola atendeu a 650 crianças neste ano

19/11/2015 - Em evento realizado, no dia 11 de novembro, no Centro de Convenções de Ponta Porã, alunos de escolas do município apresentaram o resultado das atividades do projeto MPT na Escola desenvolvidas em sala de aula. A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Dourados, Cândice Gabriela Arosio, participou do evento e conferiu as ações do projeto, que visa contribuir para a conscientização das crianças, adolescentes e suas famílias quanto aos prejuízos do trabalho infantil.

Em Ponta Porã, o projeto alcançou alunos do 6º ano das escolas municipais. Aproximadamente 650 crianças com idade entre 10 e 14 anos de nove escolas, três rurais e seis urbanas, participaram das ações.

Arte e conscientização
No evento de culminância das ações do projeto no dia 11, durante a manhã, foi realizada a exposição dos trabalhos de poesia, desenho, pintura em tela, maquete, fotografia, e livro gigante e, no período da tarde, a apresentação de palco do musical, teatros, dança, música, poesias e paródia.

Fotos: Roberto Nascimento - PTM Dourados
Fotos: Roberto Nascimento - PTM Dourados

Segundo Elisabete Ferreira de Brito, coordenadora do projeto na Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Ponta Porã, 70 professores estiveram envolvidos no projeto, desenvolvido no município pelo quarto ano consecutivo. O convênio foi firmado com o Ministério Público do Trabalho em 2012 e renovado com a atual administração em 2013.

Elisabete Brito avalia o projeto como de grande importância pela oportunidade para falar sobre trabalho infantil e esclarecer muitas dúvidas até dos professores. “O aluno participa das atividades, pois são aplicadas de uma forma lúdica. Hoje recebemos relatos das crianças que se identificam ou identificam o amigo, vizinho na situação de explorado”, pontuou.

Todos contra o trabalho infantil
O MPT na Escola é um projeto nacional de prevenção e erradicação do trabalho infantil, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho em todo o país, por meio da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, a Coordinfância.

O objetivo das ações é contribuir para a conscientização da sociedade sobre os riscos e consequências do trabalho infantil. Na fase de implantação, os educadores são capacitados para desenvolvimento das atividades propostas em sala de aula e, ao final, os alunos apresentam as atividades realizadas.

Candice Arosio com a equipe do projeto em Ponta Porã. Foto: Roberto Nascimento
Candice Arosio com a equipe do projeto em Ponta Porã. Foto: Roberto Nascimento

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3034/3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Tags: combate, trabalho infantil, Coordenadoria nacional de combate a exploração do trabalho da criança e do adolescente , Coordinfância , MPT-MS

Imprimir