• Informe-se
  • Notícias do MPT MS
  • Ministérios Públicos emitem terceiro alerta relativo à debilidade dos sistemas de saúde e progressão da Covid-19 em Três Lagoas

Ministérios Públicos emitem terceiro alerta relativo à debilidade dos sistemas de saúde e progressão da Covid-19 em Três Lagoas

Documento reitera escassez de anestésicos para entubação de pacientes mais graves; membros do Comitê Anticrise se reúnem hoje (13) para reavaliar medidas contra a doença

13/07/2020 - O ascendente índice de contaminações por Covid-19 no Município de Três Lagoas, atualmente com 394 casos confirmados da doença e sete óbitos, incitou nova reação do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual no sentido de evidenciar a preocupante situação na cidade, que alcança desde a aceleração de pessoas infectadas até a escassez de anestésicos para manter os pacientes entubados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), fato que pode gerar aumento de mortes. Nesta segunda-feira (13), membros do Comitê Anticrise se reúnem para reavaliar medidas contra a doença.

Em documento assinado na última sexta-feira (10), representantes das três instituições recorrem a números para exemplificar a progressão de novos diagnósticos de Covid-19 no município. “Até 01 de junho, Três Lagoas tinha apenas 147 casos positivos de Covid-19, mas na primeira quinzena de junho tivemos mais 38 casos novos e na segunda quinzena de junho mais 104 casos novos... Só nos 10 primeiros dias de julho, já tivemos mais 96 casos novos e, ainda, faltam 5 dias para terminar a primeira quinzena de julho, demostrando que a doença cresce ainda mais”, destacam.

Em outro trecho da nota, eles apontam a dilatação do prazo para que os resultados dos testes RT-PCR enviados ao Laboratório de Campo Grande sejam concluídos: antes, demoravam 48 horas; agora, consomem em torno de sete dias. No último dia 10, havia 242 testes pendentes de resultado no laboratório. Outro fator que preocupa as instituições é a ausência de testagem periódica por RT-PCR dos profissionais de saúde, tanto do serviço público, quanto do privado.

Mais adiante, os Ministérios Públicos chamam atenção para o crescimento da taxa de ocupação dos leitos, tanto de enfermaria quanto de UTIs, com probabilidade de colapso caso o número de casos continue crescendo de forma vertiginosa.

Por fim, a nota reforça a importância da ampla adesão da sociedade às regras sanitárias – como uso obrigatório de máscaras em locais públicos e privados, inclusive nas ruas. “Evite ao máximo sair de casa e, se sair, use sempre máscara. Não faça qualquer tipo de aglomeração, mesmo em casa com familiares e vizinhos. Lembre-se que a doença MATA! Seja solidário e responsável, proteja o próximo e quem você ama”, finalizam.

A primeira nota conjunta dirigida à população de Três Lagoas foi elaborada no dia 3 de maio deste ano e demonstrava evidente preocupação com o déficit de leitos e respiradores no sistema de saúde local. O sinal vermelho foi acompanhado de uma radiografia das estruturas disponibilizadas à época pelo Poder Público para atender à microrregião que abrange outros quatro municípios além de Três Lagoas.

Acesse aqui a íntegra da nota de Três Lagoas.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3035 / (67) 99275-8636
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS | instagram: @MPT_MS

Tags: Ministério Público do Trabalho, saúde e segurança, proteção dos trabalhadores, COVID-19, CORONAVIRUS, Pandemia

Imprimir