• Informe-se
  • Notícias do MPT MS
  • MPT promove em Três Lagoas diálogo sobre inclusão na universidade e empregabilidade de jovens negros e negras em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

MPT promove em Três Lagoas diálogo sobre inclusão na universidade e empregabilidade de jovens negros e negras em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Em parceria com a Universidade Federal e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, o MPT veiculará o documentário “Quadro Negro” e promoverá roda de diálogo com a comunidade três-lagoense

04/03/2020 - A promoção do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado dia 21 de março, este ano contará com a veiculação em Três Lagoas do filme “Quadro Negro – um documentário de Bruno F. Duarte, Silvana Bahia e da juventude preta que reinventou o cotidiano das universidades brasileiras”.

Produzido pela FLUP (Festa Literária das Periferias), com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), “Quadro Negro” é o primeiro documentário sobre as ações afirmativas, política implementada a partir dos anos 2003-2004, que possibilitou o acesso de jovens negros e negras às universidades brasileiras. É uma conversa entre 16 personagens reais, cujo ponto de partida é um poético passeio pela cidade do Rio de Janeiro. Tais imagens iniciais revelam o quão distantes as classes populares estavam das instituições de ensino superior, especialmente as públicas, até o advento das cotas raciais. "Eu nem sabia onde ficava a universidade", revela Marcelle Decothé, hoje analista de conteúdo na DanceByte, enquanto a câmera mostra uma cidade movimentada de moto-táxis, igrejas, borracheiros, lava-jatos e faixas de favela. O passeio da câmera termina na UERJ, primeira universidade pública a aderir às ações afirmativas.

Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a projeção do documentário ocorrerá no dia 25 de março, quarta-feira, às 19h30, no anfiteatro Professor Dercir Pedro de Oliveira, situado no Campus II de Três Lagoas, na av. Ranulpho Marques Leal, nº 3484.

Já no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, localizado na rua Angelo Melão, 790, Jd. Das Paineiras, também em Três Lagoas, ocorrerá nos dias 25 de março, quarta-feira, das 17h às 18h30, e no dia 26, quinta-feira, das 11h às 12h30.

São convidados e esperados para os eventos não só os universitários, mas também os professores, estudantes do ensino técnico e a comunidade em geral.

A parceria das instituições de ensino com as ações ministeriais e seus desdobramentos mostram-se fundamentais para a concretização dos direitos ao acesso ao ensino superior, no enfrentamento ao racismo estrutural e à igualdade de oportunidades no trabalho.

A procuradora Priscila Moreto de Paula, titular no estado da Coordenadoria Nacional de Promoção à Igualdade e Combate à Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), e promotora dos encontros, sublinhou que "o evento é importante momento para discutir os avanços e desafios da política de cotas. Como assegurar a permanência nas universidades e em demais instituições de ensino e também como garantir que jovens negras e negros com qualificação educacional e profissional tenham acesso ao emprego e à ascensão funcional em igualdade de oportunidades, livres de qualquer discriminação."

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Tags: Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho , UFMS, IFMS

Imprimir