Comissão Permanente lança livro sobre 20 anos de luta pelo trabalho digno no MS

 

Evento terá presença do procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, que atuou em Mato Grosso do Sul em operações de combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo em parceria com a Comissão.

29/10/2014 – O governo do Estado e a Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições do Trabalho de MS lançam amanhã, 30 de outubro, o livro "Memorial da Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições do Trabalho de MS – 20 anos de história". A solenidade será às 8 horas, no auditório da Governadoria com a presença do governador André Puccinelli e do procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo.

A obra, organizada por Maucir Pauletti, coordenador da Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições do Trabalho de MS (CPIFCT/MS), é resultado dos 20 anos de luta contra irregularidades trabalhistas no Estado. A Comissão é um fórum formado por entidades governamentais e não governamentais que tem o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores em Mato Grosso do Sul.

Livro
O livro se divide em três partes: a primeira reúne a história da criação e atuação da Comissão, a segunda assinala a opinião e experiência dos protagonistas da história da Comissão (trabalhadores, autoridades e colaboradores da causa) e a terceira parte contempla a expressão científica dos especialistas e estudiosos em direito laboral que falam sobre os principais temas que estiveram em debate durante os 20 anos de história da Comissão.

A Comissão Permanente foi criada em 1993, em decorrência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instituída pela Assembleia Legislativa do Estado com o objetivo de apurar as denúncias de exploração dos trabalhadores indígenas no corte de cana nas destilarias e do trabalho de crianças e adolescentes nas carvoarias da região de Ribas do Rio Pardo e Água Clara, municípios ao leste do estado.

A obra destaca que a criação da Comissão foi um avanço nas relações laborais e seu conteúdo contempla o desafio permanente de esforços coletivos para propiciar a melhoria das condições de vida dos trabalhadores de Mato Grosso do Sul.


Com informações da Fundação do Trabalho - Funtrab

Imprimir