MPT participa de evento sobre segurança no trabalho em Três Lagoas

09/12/2013 - Evento sobre prevenção aos acidentes de trabalho reuniu, em Três Lagoas, cerca de cinco mil trabalhadores no espaço Arena Mix. O ato público pelo trabalho seguro contou com a presença do Ministério Público do Trabalho (MPT), representado pelo procurador Carlos Eduardo Andrade.

A mobilização foi promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, o TRT-MS, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) e Serviço Social da Indústria (Sesi) com o objetivo do ato foi alertar empregadores e empregados sobre a prevenção de acidentes e doenças na construção civil e em outras atividades econômicas na região.

Estatísticas - Dados da Previdência Social apontam que o Estado de Mato Grosso do Sul registrou aumento no número de acidentes. Em 2010 foram 10.102. No ano passado, esse número chegou a 11.333, crescimento de 12%. Os números também são crescentes em Três Lagoas que tem o terceiro maior índice de acidentes laborais no Estado.

O município é responsável por cerca de 50% do volume de exportação industrial do estado e é hoje um dos principais polos de contratação de trabalhadores. Hoje, Três Lagoas tem cerca de 3 mil empresas instaladas e 54 indústrias de grande e médio porte.

O "Programa Trabalho Seguro", criado e coordenado pelo TST com apoio de entidades públicas e privadas, busca chamar atenção da sociedade e conscientizar trabalhadores, empregadores e a sociedade de maneira geral a respeito dos malefícios dos acidentes e das doenças do trabalho.

Para o MPT, a prevenção do risco de acidentes de trabalho vai muito mais além da "epização" (uso de equipamentos de proteção individual) do trabalhador, uma vez que a responsabilidade do empregador é patente diante do descumprimento de elementos básicos de saúde e segurança no que tange ao planejamento, prevenção e fiscalização do meio ambiente do trabalho como um todo.

Campanha - Há dez anos, o Ministério Público do Trabalho criou a Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, a Codemat, com o objetivo de fortalecer as ações em todo país em prol de um meio ambiente de trabalho sadio. Como parte dessa estratégia, no fim de novembro, foi firmada parceria com o TST para divulgação da campanha de prevenção a acidentes de trabalho do MPT em todas as Varas do Trabalho do país.

Segundo o procurador-geral do trabalho, Luís Camargo, a campanha se alinha ao Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho do próprio TST. A campanha ainda será lançada e conta com material impresso, spot de rádio e comercial de TV. O objetivo é chamar a atenção dos trabalhadores e das empresas para a importância das medidas de prevenção.

Foto: Ascom TRT
Foto: Ascom TRT

Com informações da Comunicação do TRT-MS

Imprimir