Cursos de qualificação e de prevenção ao trabalho infantil beneficiam comunidade quilombola Furnas do Dionísio, em Jaraguari (MS)

28/09/2015 – Em evento realizado no dia 16 de setembro, na comunidade Furnas do Dionísio, localizada na área rural do município de Jaraguari, foi encerrada a primeira etapa dos cursos de qualificação do projeto Quilombo, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com o Fórum de Trabalho Decente e estudos sobre o Tráfico de pessoas (FTD-ETP) e com o Fórum Mulher.

Segundo o procurador do trabalho Cícero Rufino Pereira, coordenador do Fórum de Trabalho Decente, o projeto MPT na Escola no Quilombo (Projeto Quilombo) foi criado com o objetivo de contribuir para a geração de renda das famílias da comunidade quilombola de Furnas do Dionísio e prevenir o trabalho infantil. Nesta primeira etapa, foram realizados os cursos profissionalizantes de manicure e pedicure e de noções de informática, ministrados por professores da Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária, a Seleta, como parte do cumprimento de termo de ajuste de conduta (TAC) firmado com o MPT.

A capacitação, lançada como parte das atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra no ano passado, foi iniciada efetivamente no dia 25 de novembro de 2014 e também incluiu noções de empreendedorismo. O curso começou com 15 alunos e terminou com 11. Nos intervalos ainda foram realizadas palestras sobre cidadania.

Demandas da comunidade
Conforme a coordenadora do Fórum Mulher, Danielli Carvalho, para um segundo momento haverá foco na saúde, lazer, esporte e cidadania, direcionado às crianças, idosos e adolescentes em atenção às demandas apontadas pela própria comunidade. Para 2016, deverão ser desenvolvidas outras capacitações solicitadas como cursos de serviços gerais (provavelmente cursos de pintura, ceramista, hidráulica e pedreiro) e a horta orgânica para a comunidade, previstos para iniciar no mês de abril. Com o encerramento do projeto, além das aulas teóricas e práticas dos cursos de serviços gerais e da horta orgânica, as atividades também terão foco em cidadania para crianças, adolescentes e a melhor idade.

Danielli Carvallho destacou demandas da comunidade. Fotos: Sérgio Massao - MPT/MS
Danielli Carvallho destacou demandas da comunidade. Fotos: Sérgio Massao - MPT/MS

Após a entrega dos certificados, a aluna Liriane Santos, de 32 anos, destacou que o curso foi muito proveitoso: “Muitas meninas já faziam manicure, mas não tinham o certificado. O curso de informática também foi muito bom, como eu trabalhei cinco anos na escola, eu pensava que sabia muita coisa, mas descobri muito mais, então, também foi muito proveitoso, eu aprendi bastante”, afirmou.

O presidente da Associação de Furnas do Dionísio, Adriano Santos da Silva, falou sobre a importância da capacitação para a inclusão no mercado de trabalho. Segundo ele, os cursos abrem portas e são muito importantes porque, mesmo com capacitação, sem o certificado, muitos acabam perdendo oportunidades de emprego. A maioria dos membros da comunidade de Furnas do Dionísio hoje vive da terra, da produção de hortifruti e da produção de rapadura e farinha, comercializados no município de Jaraguari e em Campo Grande (MS).

Cícero Rufino destaca que “projetos sociais e de pesquisa como o MPT na Escola no Quilombo demonstram que a sociedade pode exercitar e cultuar a solidariedade e a fraternidade. O Fórum de Trabalho Decente Mulher (Fórum Mulher), através de suas integrantes Danielli Carvalho, Márcia Paulino e Natália Ziolkowiski, inspiradora desse projeto, estão de parabéns e têm a minha admiração”, afirmou.

Cerimônia de entrega dos certificados. Fotos: Sérgio Massao - MPT/MS
Cerimônia de entrega dos certificados. Fotos: Sérgio Massao - MPT/MS


Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3358-3034 / 3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Imprimir