Jaraguari apresenta resultado do projeto MPT na Escola

11/11/2013 - Em evento realizado no dia 5 de novembro, na Escola Municipal Francisco Antonio de Souza, professores e alunos de Jaraguari, município localizado a 44 quilômetros da capital Campo Grande, apresentaram o resultado do desenvolvimento do projeto MPT na Escola, voltado ao combate do trabalho infantil.

O evento de culminância, como é chamado o momento de apresentação das ações desenvolvidas, contou com a presença dos conselheiros tutelares Suzan Custódio Pinto, Cleiton Antônio e Miller Alves, do secretário de educação do município Círio Soares da Gama, da coordenadora municipal do Projeto MPT na escola no município de Jaraguari, Tania Mara, e da vice-coordenadora do Fórum de Trabalho Decente e Estudos sobre Tráfico de Pessoas (FTD-ETP), Alaíde Maria dos Santos.

Atividades realizadas - Como parte das atividades do projeto MPT na Escola, alunos do 5º ano fizeram entrevistas com os conselheiros tutelares sobre o conceito e prejuízos do trabalho infantil. Os professores responsáveis pelas turmas leram os relatórios das atividades realizadas em sala de aula. Os trabalhos foram de entrevista, debate, produção de texto e elaboração do mapa do trabalho infantil e da árvore do trabalho infantil.

Os alunos do 4º ano apresentaram a canção “Criança tem direitos”, da cantora Mara Maravilha. Todas as turmas assistiram ao documentário “Menino do carvão”, que relata a exploração de mão de obra infantil, e os alunos do 5º ano encerraram as atividades da culminância com apresentação de teatro relacionado ao filme.

Segundo as professoras que aplicaram o projeto, os temas foram bem trabalhados e tudo que foi construído em sala de aula foi baseado na cartilha do MPT na Escola, elaborada pela Coordinfância nacional.

O procurador do trabalho Cícero Rufino Pereira agradece, após a conclusão do MPT na Escola em Jaraguari, a participação do Fórum de Trabalho Decente nas atividades concernentes ao projeto e informa que os relatórios referentes aos municípios atendidos serão encaminhados à procuradora do trabalho Cândice Gabriela Arosio, coordenadora no Estado da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância-MS).

O MPT no combate ao trabalho infantil - O projeto MPT na Escola visa à conscientização e sensibilização social para enfrentamento ao trabalho infantil. O projeto inicia-se com a realização de oficinas de capacitação e sensibilização dos profissionais da educação. A finalidade é preparar os educadores para que atuem como multiplicadores dos temas, o que é feito com sua abordagem nas salas de aula.

Para desenvolvimento em sala, o projeto utiliza cartilhas ilustradas com história e atividades pedagógicas destinadas aos alunos. O MPT realiza as oficinas de formação, fornece o material de apoio pedagógico e faz o acompanhamento e avaliação da execução do projeto.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3358-3034
www.prt24.mpt.gov.br | twitter: @MPT_MS

Imprimir