Núcleo de pesquisa e informações sobre tráfico de pessoas é lançado em Corumbá

06/12/2013 - O enfrentamento ao tráfico de pessoas na região de Corumbá agora tem um espaço destinado à pesquisa e discussão. Na última quinta-feira, 5 de dezembro, foi formalizado o lançamento do Núcleo de Pesquisa e Informações sobre Tráfico de Pessoas, espaço criado na "alfândega" Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O espaço de pesquisa foi criado com o objetivo de agregar projetos à Universidade. Segundo o professor Edgar Aparecido da Costa, diretor do Campus Pantanal, a intenção é que o espaço seja um catalisador de projetos e de informações, a serem repassadas à sociedade. A inauguração consolida a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com o Fórum de Trabalho Decente e Estudos sobre Tráfico de Pessoas (FTD-ETP) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). Segundo ele, a parceria veio para consolidar ainda mais trabalhos e projetos.

O estado de Mato Grosso do Sul é considerado rota do tráfico de pessoas, por causa da extensa linha de fronteira seca com Bolívia e Paraguai. A atuação do Núcleo de Pesquisa será direcionada à coleta e sistematização de dados para construção de banco de dados que seja disponibilizado ao público e à sociedade.

Para o professor Marco Aurélio Machado de Oliveira, coordenador do mestrado em Estudos Fronteiriços, as expectativas em relação a essa parceria foram superadas. Ele espera que o projeto com essa parceria seja reconhecido no Mato Grosso do Sul e na América Latina.

O procurador do trabalho e coordenador do Fórum de Trabalho Decente e Estudos sobre Tráfico de Pessoas (FTD-ETP), Cícero Rufino Pereira, destacou a concretizando do Núcleo como ação prática para efetivar projetos e objetivos das entidades: "para realização dos objetivos é preciso do apoio de todos. Tenho grandes expectativas de que o Fórum passe a ser referência", afirmou.

O evento também contou com a presença da vice-coordenadora do FTD-ETP, Alaíde Maria dos Santos, membros do Fórum, professores do curso de direito da UFMS e convidados.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3358-3034
www.prt24.mpt.gov.br | twitter: @MPT_MS

Imprimir