Após inspeção, MPT faz recomendações à Solurb

Empresa deve evitar os riscos de acidentes no descarte de resíduos pelos caminhões na área de transição do lixão e fornecer EPIs adequados ao uso

17/07/14 – O laudo pericial elaborado após a inspeção realizada no lixão de Campo Grande na sexta-feira, 11 de julho, aponta que as obrigações do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) nº 579/2013 vêm sendo implementadas pelo consórcio CG Solurb Soluções Ambientais SPE Ltda, mas há recomendações.

Durante inspeção observou-se que os trabalhadores faziam uso dos EPI's (luva, perneira)
Durante inspeção observou-se que os trabalhadores faziam uso dos EPI's (luva, perneira)

O Ministério Público do Trabalho (MPT) orienta a empresa a observar as obrigações do TAC, principalmente quanto ao descarte dos resíduos. Os catadores devem manter distância segura das máquinas e equipamentos que descarregam os recicláveis para evitar acidentes.

A obrigação de implementar o plano de trânsito foi cumprida parcialmente porque, no procedimento do descarte dos resíduos nas baias, os trabalhadores ficam ao lado do caminhão, não observando a distância mínima de cinco metros.

Os trabalhadores faziam uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), como luva, bota, perneira e capuz para proteção do crânio e pescoço, mas a luva não foi fornecida no tamanho adequado para os usuários. A empresa deverá tomar medidas para fornecê-la.

Com relação ao local onde foi encontrado lixo hospitalar, durante a inspeção, o encarregado operacional da Solurb, Gustavo Pitaluga, comprometeu-se a realizar a cobertura dos resíduos existentes com camadas de cascalho e terra para evitar riscos à saúde dos catadores.

Segundo o procurador do trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes, haverá visitas periódicas no local para verificar a manutenção do cumprimento dessas medidas de controle e dos sistemas preventivos destinados a preservar a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Catadores devem manter distância segura das máquinas que descarregam os recicláveis
Catadores devem manter distância segura das máquinas que descarregam os recicláveis

Download relatório pericial. 

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3358-3034 | www.prt24.mpt.gov.br | twitter: @MPT_MS

Imprimir