Acordo reforça combate às piores formas de exploração do trabalho

Parceria entre MPT e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos promoverá intercâmbio de informações para coibir irregularidades como trabalho escravo, trabalho infantil, tráfico de pessoas, fraudes trabalhistas, entre outras

Brasília, 13/10/2020 - O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) assinaram nesta terça-feira (13) acordo de cooperação técnica para promover o intercâmbio de dados, informações, conhecimento, sistemas e tecnologias com foco no combate às piores formas do trabalho humano. O objetivo da parceria é coibir violações dos direitos fundamentais do cidadão, especialmente no que se refere ao trabalho escravo, ao trabalho infantil, ao tráfico de pessoas, às fraudes trabalhistas e às violações ao meio ambiente do trabalho, bem como à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. 

Pelo acordo, as instituições deverão desenvolver um Plano de Trabalho sobre essas violações. O MPT ficará responsável por fornecer à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos informações armazenadas no sistema “MPT Digital”, disponibilizar acesso a ferramentas que propiciem levantamentos estratégicos para a elaboração de estudos e a bancos de dados para atender a investigações criminais e civis em andamento.

Caberá ao Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, por meio da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, garantir acesso facilitado ao MPT a bases de dados com informações sobre violações de direitos fundamentais dos trabalhadores.

O acordo de cooperação técnica tem prazo de vigência de 48 meses a partir de sua assinatura, podendo ser prorrogado mediante celebração de aditivo. O documento foi assinado pelo procurador-geral do Trabalho, Alberto Balazeiro, e pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Foto: Clarice Castro/MMFDH

Clique aqui para acessar o acordo.

Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho
Informações: (61) 3314-8101/8233
www.mpt.mp.br

 

Tags: Ministério Público do Trabalho, Coordenadoria nacional de combate a exploração do trabalho da criança e do adolescente , criança, adolescente, adolescência, exploração infanto-juvenil

Imprimir