Evento Afro Presença reafirma vocação constitucional do MPT de combater o racismo

Pelo menos 5 mil vagas de trabalho devem ser ofertadas a jovens negras e negros

Brasília (DF), 16/09/2022 - O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, participou, na quinta-feira (15.9), por videoconferência, da solenidade de abertura da 3ª edição do Afro Presença. Coordenado pelo MPT e realizado pela startup Negras Plurais, o evento tem o objetivo de semear conhecimento e buscar cada vez mais espaço para propagar e reforçar a importância da presença das pessoas negras nas faculdades, nas empresas e em cargos de liderança.

O PGT agradeceu à procuradora do Trabalho Valdirene Silva de Assis, coordenadora-Geral do Afro Presença, pelo convite para participar do evento e destacou que o MPT cumpre sua vocação constitucional ao combater o racismo e todas as formas de discriminação no mundo do trabalho. “É nosso dever fomentar e induzir políticas públicas que primem pela inclusão e alteração das condições estruturais que permitem a subsistência de situações de desigualdade estrutural. Unidos nesse evento, vamos plantar sementes e semear novos futuros para os nossos jovens, de modo a transformar a realidade e fortalecer nossas raízes a partir do conhecimento e das experiências compartilhadas”, afirmou José de Lima.

Com término previsto para esta sexta-feira (16.9), o Afro Presença, que é on-line e gratuito, trabalha com a temática “Plantando sementes, criando raízes”. Pelo menos 5 mil vagas de trabalho devem ser ofertadas a jovens negras e negros. As maiores empresas de RH do país, como a CIEE, CIA de Talentos, 99Jobs, Empregue Afro, Empodera, Eureca e Gestão Kairos, juntamente com as empresas patrocinadoras e vitrines de oportunidades - Bradesco, Coca-Cola, Colgate, Mover, Itaú, JP Morgan, Natura, Santander, Tim, Unilever, Vale e Vivo -, vão capacitar, entrevistar e encaminhar candidatos inscritos no evento para processos de seleção de vagas de estágios e trainees.

A programação do evento inclui a participação de diversas personalidades que, de alguma forma, estão ligadas à discussão sobre a importância da inclusão social das pessoas negras, como, por exemplo, Elisa Lucinda, consagrada poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz. Seu show foi um dos grandes destaques do primeiro dia do evento.

Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho
Informações: (61) 3314-8101/8233
www.mpt.mp.br

Tags: Ministério Público do Trabalho, Discriminação, Racismo, jovem, evento, Afro Presença, Combate a Discriminação Racial, jovens

Imprimir