MPT em Quadrinhos: Nova edição aborda ressocialização de presos e egressos do sistema prisional

Lançamento ocorre nesta quarta-feira (11) e marca os 10 anos do projeto

Brasília, 10/05/2022 - Será lançada na próxima quarta-feira (11), às 9h30, a 65ª edição da revista MPT em Quadrinhos, que traz como tema a ressocialização e as dificuldades enfrentadas por presos e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho. O lançamento marcará os 10 anos da iniciativa coordenada pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES). O evento de lançamento será transmitido pelo canal TV MPT no Youtube.

A trama foca na reação de um empregado quando é informado que a empresa onde atua irá contratar presos e egressos do sistema prisional cumprindo a cota instituída no Decreto nº 9.450 de 2018. De acordo com esse personagem, são pessoas “que já causaram mal para a sociedade”. O decreto diz que empresas que firmam contratos de prestação de serviços acima de R$ 330 mil com o governo federal são obrigadas a ter de 3% a 6% de presos ou egressos no quadro de funcionários.

Sobre o MPT em quadrinhos

A série “MPT em Quadrinhos” teve início em junho de 2012 dentro do projeto “O MPT, a Sociedade e o Cidadão”, da Coordenadoria Nacional de Estágio do MPT. Segundo Wendell Taboas, gerente do projeto, “o MPT em Quadrinhos nasceu da necessidade de se desenvolver uma estratégia de aproximação com a sociedade que trouxesse o acesso à informação sobre direitos e deveres trabalhistas assim como a atuação do Ministério Público do Trabalho”.

As revistas, agora, são utilizadas em várias ações para divulgar os direitos dos trabalhadores e os direitos humanos a partir do objetivo do MPT de utilizar prevenção e educação como para atuar contra as irregularidades no mundo do trabalho. “A partir do sucesso da primeira edição, que deveria ser a única, o projeto continuou, de maneira lúdica, esclarecendo dúvidas sobre o dia a dia do trabalhador que, devidamente informado, passa a entender melhor seus direitos, exercendo assim sua cidadania de forma plena, com maior participação e autonomia na sociedade. O MPT busca, assim, ampliar o processo de inclusão e o protagonismo cidadão”, conta o gerente sobre a trajetória do projeto.

Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho
Informações: (61) 3314-8101/8233
www.mpt.mp.br

Tags: Ministério Público, trabalho, cotas, Discriminação, MPT em Quadrinhos, Empregabilidade, direitos

Imprimir