Seminário em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho será realizado no TRT-MS

Evento pretende sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho

19/04/2018 - As vítimas de acidentes de trabalho serão lembradas em um seminário que vai discutir o adoecimento ocupacional e a gestão de riscos para o trabalho em altura, no dia 27 de abril, no edifício sede do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, em Campo Grande. O evento tem o apoio do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul. Em 2017, 38 trabalhadores perderam a vida em Mato Grosso do Sul, vítimas de acidentes, o que representa um aumento de 72% em relação ao ano anterior.

O Seminário em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho pretende sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Além da perda de vidas, incapacitações e danos à integridade física dos trabalhadores, irrecuperáveis, os prejuízos decorrentes de acidentes e doenças do trabalho são estimados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 4% do PIB, o que ultrapassa o valor de R$ 200 bilhões de reais por ano somente no Brasil. Segundo dados oficiais, são registrados mais de 500 mil acidentes de trabalho por ano no país, causando mais de 2 mil mortes por ano e retirando definitivamente do mundo do trabalho 37 trabalhadores por dia.

O evento terá uma palestra sobre o "Impacto da Gestão na Saúde dos Trabalhadores" ministrada pela médica do Trabalho Adriana Sato, que também é coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI-MS. O engenheiro em segurança do trabalho e auditor-fiscal do Trabalho Flávio de Oliveira Nunes vai apresentar a palestra "Gestão de Riscos para Trabalho em Altura". Flávio também é autor do livro "Segurança e Saúde no Trabalho Esquematizada".

As inscrições para o Seminário em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho podem ser feitas pelo site http://fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/inscricao-no-evento/767. A inscrição é um quilo de alimento não perecível. Haverá entrega de certificado aos participantes. A carga horária do seminário é de 4 horas. A discussão é voltada para servidores públicos, engenheiros, técnicos de segurança do trabalho, médicos do trabalho, empresários, sindicatos e acadêmicos das áreas de engenharia e saúde. 

O credenciamento para o Seminário em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho começará às 8 horas, no TRT-MS, que fica na Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 208, no Jardim Veraneio, no Parque dos Poderes.

O Seminário em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho é uma realização do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, da Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região, do Ministério do Trabalho, Cerest Estadual, Cerest Regional e Fundacentro, com apoio da Vetorial Energética.

Fontes: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul e Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região
Informações: (67) 3358-3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS

Tags: Ministério Público do Trabalho, acidente de trabalho

Imprimir