Procurador Jeferson Pereira fala ao jornal The Guardian sobre crescimento de casos da Covid-19 em frigoríficos de MS

Ele assegurou que o risco de desabastecimento de proteína animal ainda é uma realidade distante no estado e que os últimos registros de novos casos são reflexo da testagem massiva de funcionários

15/06/2020 - O principal correspondente no Brasil do jornal britânico The Guardian, Dominic (Dom) Phillips, entrevistou na tarde desta segunda-feira (15) o procurador do Trabalho Jeferson Pereira a respeito do aumento de infecções pelo novo coronavírus entre trabalhadores de indústrias frigoríficas instaladas no Estado de Mato Grosso do Sul.     

A dinâmica laboral nesses ambientes fechados, de temperatura controlada, com regras específicas para renovação do ar e concentração em média de 2 mil funcionários por planta vem chamando atenção, nos últimos meses, pela ligeira ascensão de casos da Covid-19, situação que inspira ainda maior cuidado por ser um segmento essencial da cadeia alimentar mundial.

Segundo o procurador, o Ministério Público do Trabalho monitora o cenário dos frigoríficos de perto e atua em várias frentes, desde a edição de recomendações até a inspeção nos locais com apoio das secretarias municipais e estadual de Saúde e de auditores-fiscais. Jeferson Pereira assegurou que o risco de desabastecimento de proteína animal ainda é uma realidade distante no estado e que os últimos registros de novos casos são reflexo da testagem massiva de funcionários. A intervenção precoce, acrescentou, seguramente evitou um colapso nos sistemas de saúde.

Na planta industrial da Seara Alimentos Ltda. (JBS) em Dourados, cerca de 95% dos trabalhadores foram submetidos ao exame RT-PCR para detecção da doença. A unidade tem aproximadamente 4,3 mil empregados, dos quais 4.079 passaram por teste, inclusive os assintomáticos.  

Desde o primeiro caso confirmado de Covid-19 na JBS, em 13 de maio, pelo menos 1,6 mil trabalhadores foram afastados. De imediato, a empresa distanciou 450 funcionários, entre gestantes, idosos, com doenças crônicas e indígenas. Até hoje, foram contabilizados 1.033 trabalhadores infectados, sendo 369 recuperados e que retornaram ao trabalho e outros 541 com expectativa de reiniciar as atividades na próxima quinta-feira (18). Desse contingente de trabalhadores, dois foram internados, mas não correm risco de morrer. Nenhum óbito.    

Já na planta industrial da BRF S.A. (fusão entre Sadia e Perdigão) em Dourados, houve a confirmação de 44 trabalhadores infectados pelo novo coronavírus, sendo 28 recuperados e 263 afastados.

Outras duas plantas do setor no estado apresentaram casos da doença: Frigorífico Brasil Global Agroindustrial Ltda., em Guia Lopes da Laguna, onde 109 empregados tiveram diagnóstico positivo, e Frigorífico Franca Comércio de Alimentos Ltda., em Bonito, com 30 casos comprovados. As atividades nessas unidades foram suspensas, mas retomadas em menor escala.

Durante a entrevista, o procurador Jeferson Pereira disse ser urgente investir na estruturação da vigilância em saúde dos municípios para uma triagem mais efetiva de pessoas infectadas. Com um sistema de monitoramento virtual, amplia-se a margem de casos subnotificados.  

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde informa 3.551 casos positivos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul, sendo 1.197 em Dourados, município com maior número de contaminados. São 33 óbitos associados à doença, sendo cinco vinculados a Dourados.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3035 / (67) 99275-8636
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS | instagram: @MPT_MS

Tags: Ministério Público do Trabalho, saúde e segurança, proteção dos trabalhadores, COVID19, COVID-19, CORONAVIRUS, Pandemia

Imprimir