Cozinha & Voz tem treinamento on-line durante a pandemia da Covid-19

Iniciativa do MPT e da OIT, projeto tem por objetivo capacitar para o trabalho pessoas em situação de vulnerabilidade; iniciativa tem o apoio da cozinheira Paola Carosella e da Casa Poema

Brasília, 23/04/2020 - Para garantir a capacitação contínua e treinamentos essenciais em tempos de pandemia da Covid-19, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizadores do projeto Cozinha&Voz, adotaram um plano de contingência voltado à profissionalização dos participantes: utilizar método inédito de aulas on-line ministradas por meio de ferramenta de videoconferência, conversas virtuais e outras alternativas de conexão.

A aula online inaugural aconteceu na segunda-feira (20), com a participação de estudantes de quatro estados. Diante do avanço da pandemia e das medidas de isolamento social vigentes no país, estudar pode ser uma saída para lidar com a solidão e aumentar as chances de trabalho. O projeto, que começou em São Paulo, em 2017, nunca ofereceu aulas no formato on-line, apenas presencial.

Ao todo, 50 alunas e alunos do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Rondônia e de Goiás irão participar das exposições semanais ministradas on-line. Serão palestras, debates e aulas diárias de música, poesia, dança, oficinas de gastronomia, orientações sobre como preparar um currículo, conversas com especialistas de diferentes áreas sobre temas como discriminação e direitos no local de trabalho, entre outras iniciativas.

Foram feitas parcerias com psicólogos para dar suporte mais urgentes aos participantes. Cada um receberá também uma bolsa de R$ 500 mensais, por quatro meses, com a contrapartida de participar dos cursos e permanecer em isolamento.

"O apoio financeiro é fundamental para que as alunas e os alunos possam se dedicar ao curso com mais tranquilidade e que permaneçam em segurança, respeitando o isolamento.", explicou Thaís Faria, oficial técnica de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da OIT.

A maioria das alunas e dos alunos nunca havia utilizado plataformas digitais pelo telefone celular para estudar ou participar de reuniões. Por isso, o que se viu na aula inaugural virtual do Cozinha&Voz foi muita expectativa, curiosidade e inclusão digital. “Está sendo uma coisa muito interessante e diferente porque eu nunca tinha estudado a distância. Para mim, é uma honra participar de um curso tão reconhecido como o Cozinha&Voz”, disse Larissa Raniel Pinto, ao vivo da sala de sua casa em São Paulo.

Para a coordenadora-geral do projeto, Geovana Pires, adaptação e engajamento constante serão fundamentais. “Todos os envolvidos vão estar atentos durante o projeto para ir compreendendo como é essa nova linguagem e ir mudando ao longo dos quatro meses do curso”, disse.

Presentes na sala de aula virtual do Cozinha&Voz, procuradores do MPT elogiaram a iniciativa. “Fazemos esse projeto há bastante tempo e é uma honra para mim participar do curso tendo um contato mais direto com os integrantes nesse momento”, disse a subprocuradora-geral do Trabalho Sandra Lia Simon.

A procuradora do Trabalho em São Paulo Sofia Vilela, gerente do projeto do MPT de empregabilidade da população LGBTQI+, disse que a intenção é “fazer com que o Cozinha&Voz promova cada vez mais a empregabilidade dessa população, que eles e elas tenham vez e voz”.

A poeta e atriz Elisa Lucinda, que abriu a nova versão do projeto com uma de suas poesias, disse que ferramentas on-line se tornaram presentes na rotina de várias pessoas. “Apesar de ser ruim o isolamento social, este pode ser um momento para aproveitar e ler mais, se reconstruir, se reencontrar”.

Curso presencial

Na modalidade presencial, o Cozinha&Voz está estruturado em dois componentes. O Cozinha conta com a coordenação técnica da cozinheira Paola Carosella e com o apoio de Neide Rigo e Fernanda Cunha. Já o componente Voz é coordenado pela atriz e poeta Elisa Lucinda e pela atriz e diretora Geovana Pires, sócias da Casa Poema. É formado por oficinas, nas quais alunos e alunas, por meio da poesia, criam novas ferramentas para a comunicação no trabalho e na vida.

O curso é realizado em menos de dois meses, com nove aulas sobre as aptidões básicas do trabalho em uma cozinha de restaurante. O projeto mobiliza ainda empresas para apoiar na empregabilidade dos participantes do curso, uma das fases mais difíceis, já que é impossível garantir uma vaga de trabalho. É fundamental o envolvimento das empresas no projeto.

Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho
Informações: (61) 3314-8101/8233
www.mpt.mp.br

Tags: Ministério Público do Trabalho, OIT, MPT-MS, Organização Internacional do Trabalho, Cozinha&Voz

Imprimir