Campo Grande sediará 1º Simpósio de Saúde do Trabalhador na Indústria Frigorífica e Ritmo de Trabalho do MS

Inscrições estão abertas e seguem até o dia 13 de dezembro, somente pelo portal do MPT-MS

10/12/2019 - No próximo dia 17, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) e instituições parceiras promovem o “1º Simpósio de Saúde do Trabalhador na Indústria Frigorífica e Ritmo de Trabalho do Mato Grosso do Sul”. As atividades acontecem das 8h30 às 18h e terão como foco medidas que procuram fomentar um viés progressista aos aspectos envolvendo a proteção de pessoas que laboram nesses espaços.

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 13 de dezembro, somente por este link. A participação dará direito a certificado. Acesse aqui a programação completa do evento.

O simpósio conta com 100 vagas gratuitas, destinadas a trabalhadores, sindicalistas, membros e servidores da Justiça do Trabalho, dos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho, da Defensoria Pública, advogados, acadêmicos de Direito e demais profissionais com interesse na temática.

O evento ocorrerá na sede do MPT-MS em Campo Grande (Rua Dr. Paulo Machado, nº 120, Bairro Royal Park). A abertura será presidida pela procuradora Claudia Noriler, que na sequência abordará em palestra a "Atuação do Ministério Público do Trabalho em Saúde e Segurança no Setor Frigorífico do Estado do MS".

Ao longo do dia, também será retratado o tema “Reabilitação: e quanto aos que já estão lesionados, o que fazer?”, pelo médico do trabalho Roberto Ruiz, e apresentada pesquisa sobre adequação do ritmo de trabalho em frigoríficos pelo professor Dr. Diogo Cunha dos Reis.

Após intervalo, as atividades continuam com a palestra “A aplicação das normas da OIT na Justiça do Trabalho”, a ser proferida pelo professor Dr. Paulo Lemgruber. O simpósio se encerra com debate conduzido pela Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do MS x Experiência positiva da NR 36 em Santa Catarina.

De acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, smartlab desenvolvida pelo MPT e OIT-Brasil e que cruza dados públicos, entre 2012 e 2018 a maior parte dos acidentes em frigoríficos no Mato Grosso do Sul (29%) foi motivada por ferramentas manuais.

Em regra, os acidentes em frigoríficos provocam lesões nos dedos (28%), nas mãos (10%) e no antebraço (7%) dos empregados.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS | instagram: @MPT_MS

Tags: MPT-MS, Simpósio, Trabalhador Industria, 1º Simpósio de Saúde do Trabalhador na Indústria Frigorífica e Ritmo de Trabalho do Mato Grosso do Sul

Imprimir