Transição de chefia no MPT-MS ocorre na próxima quinta-feira (7)

Procurador-geral do Trabalho Alberto Bastos Balazeiro irá presidir solenidade

04/11/2019 - A mudança no comando do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) será formalizada em cerimônia marcada para a próxima quinta-feira (7), às 17h30, no auditório da nova sede da instituição em Campo Grande – Avenida Dr. Paulo Machado, nº 120, Royal Park. O procurador-geral do Trabalho Alberto Bastos Balazeiro dará posse a Cândice Gabriela Arosio no cargo de procuradora-chefe, incumbindo-lhe a gestão administrativa, financeira e de pessoal da unidade, além da representação política do MPT-MS, no biênio 2019-2021. Ela sucede o procurador Leontino Ferreira de Lima Junior, que respondeu pela instituição nos últimos dois anos. Em outubro, Cândice e outros 23 procuradores tomaram posse coletiva em Brasília/DF.

Instalado no estado em outubro de 1992, o MPT atua no combate ao trabalho infantil, ao trabalho escravo contemporâneo, à discriminação nas relações laborais, às fraudes trabalhistas e às irregularidades na Administração Pública. Sua missão constitucional também alcança iniciativas de promoção da liberdade sindical e de adequação do meio ambiente laboral às normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho.

Cândice Arosio é natural de Passo Fundo, município localizado na região norte do Estado do Rio Grande do Sul. Iniciou a carreira no MPT em outubro de 2010, sendo lotada na Procuradoria do Trabalho no Município de Dourados. Antes, atuou como juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, com sede em São Paulo.

A eleição que culminou na escolha unânime da procuradora Cândice Gabriela Arosio para a chefia do MPT-MS foi realizada no dia 2 de setembro, com a participação da maioria absoluta do colegiado de procuradores do órgão.

Balazeiro

A transição de chefia no MPT-MS estreia a primeira visita de Alberto Bastos Balazeiro ao Estado de Mato Grosso do Sul, depois de ser empossado no cargo de procurador-geral do Trabalho em agosto deste ano. Em seu discurso de posse, Balazeiro afirmou que há muitos desafios pela frente e que atuará para amplificar o papel do Ministério Público do Trabalho como defensor intransigente dos direitos sociais e do trabalho digno.  

“Espero contribuir para esse debate de mais efetividade, de mais ação transformadora do MPT: no combate ao trabalho escravo, ao trabalho infantil, ao assédio moral, sexual. E reforçar nossas bandeiras a partir de uma atuação resolutiva e que a sociedade se identifique, para uma maior projeção do MPT no país e na esfera internacional”, disse Balazeiro à época.

Crítico da reforma trabalhista, o novo procurador-geral do Trabalho frisou que o MPT é aliado do progresso e da economia. No entanto, segundo ele, os avanços não podem vir acompanhados do desmantelamento dos direitos sociais nem de reformas "atabalhoadas", e que o momento exige capacidade de articulação. “Uma instituição firme, que dialoga e interage com empregados e empregadores, sindicatos, poderes e todos os entes estatais, é a vocação natural do Parquet laboral.”

Aos 41 anos, Balazeiro foi nomeado para o posto máximo da instituição por meio de lista tríplice - ele obteve 563 de um total de 744 votos. Ele ingressou no MPT em 2008 e na Bahia, sua terra natal, ocupou por duas vezes o cargo de procurador-chefe.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul
Informações: (67) 3358-3035
www.prt24.mpt.mp.br | twitter: @MPT_MS | instagram: @MPT_MS

Imprimir